sábado, 9 de fevereiro de 2008

Desenho 10ºAno

Processos de análise e modos de registo. - 2008/2009
Exercícios de representação de objectos em vidro com tratamentos diversificados a nível das sombras próprias e sombras projectadas. Acentuação das formas, opacidades e transparências, através da modelação com pastéis secos. Registo do plano horizontal de suporte com os mesmos materiais. Da aluna, Cátia do 10ºE.



Desenho analítico de objectos em vidro. Materiais riscadores: pastéis secos e lápis de cor. Aluna Délia do 10ºE.



Uso de pastel branco e outros, na representação dos vidros brancos sobre papel escuro. Trabalho do aluno Rui do 10ºE



Trabalho do aluno, Iuri d0 10º E. Representação do real a pastel seco sobre papel preto.



Trabalho da aluna Cátia do 10º E. Estudo analítico da luminosidade na forma com misturas cromáticas; opacidades e transparências no domínio dos materiais.



Aluno Marco do 10ºE - Resultado da análise formal, luz/sombra e domínio dos materiais.



Trabalho da aluna Dália do 10º E. Trabalho de representação e de observação analítica da luz e da sombra. Opacidades e transparências no domínio dos materiais.



Da aluna Rita do 10ºF. Pastéis secos sobre cartolina azul. Modelação dos objectos com sombras próprias e sombras projectadas, misturas cromáticas no domínio dos materiais.




Exercício realizado com lápis de cor. A modelação dos objectos representados foi sugerida pelos reflexos dos vidros. Da aluna, Mariana do 10ºF


Da aluna Mariana do 10ºF. Lápis de cor sobre papel cavalinho.



Mariana 10ºF. Modelação das formas com pastéis secos e representação do plano horizontal. Opacidades e transparências no manuseamento dos materiais.


Pastéis secos e lápis de cor sobre cartolina. Aluna Mariana do 10ºF.


Trabalho realizado com pastel branco sobre cartolina preta. Aluna Ana Silva do 10º F



Da aluna Rita do 10º F. Pastéis secos sobre cartolina com reflexos.



Trabalho realizado com tinta da china e aguada, no desenvolvimento do desenho de análise mais aprofundado. Da aluna Mariana 10ºF



Trabalho realizado com texturas lineares em torno do negativo do elemento.


Trabalho realizado pelo aluno Diogo do 10º F. Representação da figura positiva e figura negativa do elemento com texturas. Grafites e tinta da china sobre papel cavalinho.



Pastéis secos sobre papel cavalinho. Do aluno Iuri do 10º E.
Exercício de representação de objectos cilíndricos e prismáticos com estudo prévio de estruturas internas e formas geométricas que contenham o seu contorno.



Pastéis secos sobre papel cavalinho, da aluna Délia do 10ºE.
Desenho analítico mais aprofundado de objectos cilíndricos e prismáticos, com estudos prévios de formas e estruturas.




Registo dos mesmos objectos em estudo, com expressividades que os caracterizam. Exploração dos materiais no domínio das texturas, intensidades, transparências, etc. Pastéis de óleo, secos e carvão da aluna Cátia do 10º E.



Desenho analítico de objectos cilíndricos com modelação lisa no estudo do claro e escuro. Aluna Délia do 10ºE



Exercício de representação para estudo da Linha no Desenho com carácter de esboço. Enquadramento, proporção e equilíbrio da composição. Da aluna Ana do 10º F




Modos de registo de objectos à escala da mão de formas cilíndricas e prismáticas. Exploração das grafites puras. Estudo prévio de formas e estruturas. Da aluna Tóia do 10º F


Desenho de análise mais aprofundado, depois de vários esboços para estudo da forma, proporção e enquadramento. Tratado com grafites duras e macias. HB, 6B e 9B. Do aluno Iuri do 10ºE



Tinta da china sobre papel cavalinho, do aluno Rui do 10º E



Pastéis secos sobre papel cavalinho, estudo da forma e texturas, do aluno Marco do 10º E



Grafite sobre papel cavalinho, estudo da forma e textura lisa no registo do claro e escuro, do aluno Mateus do 10º E



Pastéis secos sobre papel cavalinho, estudo da forma e caracterização do objecto, da aluna Délia do 10º E



Exercícios de representação objectiva de elementos naturais. Caracterização dos objectos e exploração de grafites e lápis de cor. Da aluna Tatiana do 10º E.

ANO LECTIVO DE 2008-2009









Representação em perspectiva do espaço exterior, com pequenos apontamentos de luz e sombra.




Exercício para estudo da perspectiva, da proporção com o braço esticado e valorização da linha de contorno segundo a luz e a sombra.




Valorização da representação com texturas modulares do risco e da mancha com grafites de várias durezas.




Exercício de representação com caneta preta e águada na obtenção de texturas modulares dos objectos e espaço.




Exploração dos materiais de registo e de suporte, na obtenção do efeito plástico dos objectos de vidro.




Estudo do reflexo dos vidros com vários materiais riscadores sobre papel colorido.





Criação de diferentes efeitos plásticos segundo os suportes utilizados para registo da representação dos objectos. Registo dos reflexos dos vidros com grafites e lápis de águarela. Modelação dos objectos e espaço.





Exercício de representação realizado com técnica mista e águadas. Registo de sombras próprias e sombras projectadas no plano de suporte.





Exercício realizado com caneta preta de tinta da china e lexívia na obtenção dos volumes dos objectos e registo do espaço envolvente. Sombras próprias e sombras projectadas.




Exercício realizado com canetas de cor. Aplicação de cores quentes e frias na obtenção do volume do objecto representado. Exploração dos materiais e texturas mistas no registo do claro e escuro.





Exercício de modelação do copo com sombra projectada.






Exercício de modelação (volume através do claro escuro), com sombra projectada.




Exercício do estudo e caracterização da forma a nível da linha, ( traço do desenho).



Estudo e análise da forma. Estruturação e apontamento de um copo de plástico em esboço com estudo da elipse.



Exercício de modelação segundo o claro /escuro do objecto. Exemplo de uma textura lisa com grafites.




Exercício de representação com grafites para consolidação dos conhecimentos adquiridos em aulas anteriores sobre: Enquadramento, linha de contorno, modelação com texturas variadas, registo da luz e da sombra e exploração dos materiais.



Exercício de representação sobre a caracterização do objecto. Continuação da utilização de grafites de várias durezas sobre papel cavalinho.



Exercício de modelação com textura lisa, registo do claro/escuro da sombra própria e projectada na interrelação dos objectos representados.



Exercício realizado com grafite macia e com a técnica de textura lisa na modelação do objecto e do espaço.


Continuação do estudo do objecto à escala da mão, ao nível da forma, valorização da modelação e do claro/escuro com textura de linhas cruzadas.


Estudo da forma e expressividade da mesma através dos elementos da linguagem plástica. Valorização da linha de contorno, segundo segundo a luz e sombra dos objectos representados.


Objecto associado á geometria da forma, com estudo da linha de contorno como elemento da linguagem visual do objecto representado; foi tido em conta o equilíbrio da visualização do todo da folha de trabalho.


Esta imagem é referente à 2ª aula de uma turma do 1oº Ano de 2001/2002.
Sensibilização de uma folha de papel cavalinho com grafites de várias durezas.
. Normalmente, fazem-se vários exercícios para reconhecimento do material de registo, suas potencialidades e efeitos plásticos com base no alfabeto da linha ou do traço do Desenho.


Um comentário:

deosalsa disse...

As competências artísticas não se revêm nas palavras que vulgarmente se utilizam nas áreas do conhecimento.

As Artes utilizam formas de conhecimento baseadas na intuição e nos entimentos.